sexta-feira, 7 de março de 2008

FREI IGNÁCIO LARRAÑAGA



Frei Ignácio Larrañaga : O Profeta da Oração

Fundador das Oficinas de Oração e Vida, Frei Ignácio Larrañaga, 79, comemora em 2007, 55 anos de sacerdócio. Nascido em Loyola (Espanha), mesma terra natal de santo Inácio, de quem herdou o nome, Larrañaga ordenou-se como sacerdote franciscano-capuchinho e, não, como jesuíta. Começou a escrever aos 45 anos. Chamado de Profeta da Oração é conhecido em todo o mundo como o criador dos Encontros de Experiência de Deus, iniciados em 1974 no Brasil, o que resultou na criação das Oficinas de Oração e Vida, em 1984. Ele já escreveu 16 livros, e atualmente reside em Santiago (Chile). Há mais de 33 anos, percorre o Mundo evangelizando e animando as comunidades, um trabalho que aproxima as pessoas de Deus. Nesta entrevista ele nos revela porque as oficinas de oração transmite a mais pura espiritualidade de Deus.

(Por Pedrinho Botaro)


A Boa Notícia: Frei Ignácio qual foi o primeiro toque, a primeira experiência que desabrochou em sua tão vibrante vocação?

Larranãga: Bem isto aconteceu na minha vida quando eu tinha mais ou menos trinta e dois anos. Aconteceu num momento que eu tinha, não sei por quais motivos, algum desgosto e que eu não conseguia dormir. Aí saía à janela para ver as estrelas e repentinamente me tomou, e é isto que agora não se pode explicar, a gente não sabe se é uma onda do mar, se realmente é um dilúvio, ou é uma maré que se dá de presença, de alegria, de paz, de fortaleza, de lágrimas, lágrimas e lágrimas. Depois eu reflexionei sobre isto muito mais tarde, e coloquei umas certas características para poder descrever como foi aquilo. Primeiramente uma experiência propriamente tal e repentina. Isto é, instantânea quase. Em segundo lugar, uma experiência desproporcional para a preparação que eu tinha, porque nesse momento eu não tinha nenhuma preparação e venho repentinamente. Em terceiro lugar, a percepção sensorial de que aquilo não é um produto das faculdades psicológicas que em combinações desconhecidas realizam efeitos misteriosos. Não foi nada disso. Evidentemente foi algo que vinha de fora para dentro, infundindo se ou invadindo de maneira que seja desde o exterior para o interior, e finalmente uma experiência repentina, vivíssima e marcante. E se pode dizer que a partir daí tudo mudou a visão da vida, os projetos da existência, e os dezesseis livros que eu escrevi depois, são de alguma maneira um reflexo daquela vivência naquela noite. E não se repetiu mais. Isto é uma das características da classe de experiência que geralmente acontece uma vez, mas vai influenciando durante toda a vida até a morte. E tudo que eu fiz desde então que são já, perto de quarenta anos, é de alguma maneira um efeito longínquo da vivência especial, eu diria, espetacular daquela noite inesperada.

A Boa Notícia: Qual é o carisma das Oficinas de Oração e Vida ?

Larranãga: Bem, as Oficinas de Oração e Vida em primeiro lugar são o que hoje em dia chamamos de uma nova evangelização. O Santo Padre João Paulo II e o Cardeal Joseph Ratizinger naquele tempo, isto é faz dez anos, falava muito da nova evangelização e colocaram nas características mais ou menos concretas desta nova evangelização e se pode dizer que as oficinas de alguma maneira são um reflexo destas características. Primeiramente isso. Em segundo lugar existem outras características daquilo que o Santo Padre queria. Primeiramente nós ensinamos a orar de uma maneira ordenada, metódica, sistemática, e sobretudo de uma maneira experimental e prática. E isto desde os primeiros passos até a contemplação transformante. Em segundo lugar existe através da reconciliação universal uma profunda purificação de todas as mágoas, feridas, tristezas e agonias mentais. A gente vai eliminando lentamente tudo isto mediante a uma oração especial: a oração de abandono. E ao longo de um tempo nós vamos sarando, curando as feridas da alma, até obter o que nós chamamos de paz. Mas a paz bíblica. Isto é, a presença de todo o bem e a ausência de todo mal. Presença de todo bem quer dizer liberdade, gosto de viver, alegria, segurança, todos esses elementos, e toda ausência do mal quer dizer longe das penas, o que nós chamamos de temores, ansiedades, angustias e agonias. Tudo isso desaparece. E nós promovemos essa paz profundamente enquanto vamos sarando todas as feridas da vida. A terceira característica é o processo de santificação cristificante. Nós colocamos Jesus Cristo como modelo de vida, só com uma pergunta: o que faria Jesus no meu lugar? E vamos insistentemente, quase obsessivamente, ser humildes como Jesus, ser pacientes, ser dóceis, e sobre tudo amar como Jesus amou. E tudo isso é um programa de conversão sincera que vai prolongando não somente durante o tempo que dura a oficina, mas ao longo da vida. Finalmente nós insistimos que, amigos de Jesus Cristo são apóstolos de Jesus Cristo. E isso nós entregamos aos oficinistas, nas mãos das paróquias, dos párocos, para que possam realizar verdadeiramente um trabalho apostólico concreto nas suas paróquias. E então essa dimensão apostólica é a última conclusão destas Oficinas de Oração e Vida.

A Boa Notícia: O senhor comentava que um dos carismas é a busca pela paz, como tem sido feito este trabalho das oficinas pelo Mundo?

Larranãga: Mundialmente nós somos um serviço quase desaparecido, isto é, silencioso e humilde, mas eficaz. Nós vamos levando os grupos de pessoas que chegam até nós de uma maneira sistemática, ordenada, eficaz e metódica. Nós não fazemos uma difusão espetacular, tudo vai de boca em boca. Os que são convertidos chamam outras pessoas, e desta maneira lentamente se vai realizando um grupo de pessoas que, silenciosamente, são cada vez mais semelhantes a Jesus e realizam um programa de amor em toda a sua dimensão particularmente aos não amados. Todos os que chegam vivem durante quatro meses uma tarefa sistemática e organizada não somente quando se reúnem, mas durante toda a semana, porque nós damos a cada dia, textos bíblicos e métodos para caminhar e praticar em busca da transformação cristificante.

A Boa Notícia: Como foi a aprovação da Santa Sé, por parte do Papa João Paulo II em relação às Oficinas ocorrido em 2002?

Larrañaga: Naturalmente nós iniciamos há vinte anos este serviço eclesial e pensamos que uma vez que já era um serviço muito estendido e com grandes efeitos na vida das pessoas pensamos em pedir a benção e aprovação da Santa Sé. Eles, no Vaticano, começam a pedir primeiramente todas as obras do fundador, que neste caso sou eu, então todas as minhas obras, meus livros e meus escritos primeiramente passa por todos os discatérios, inclusive o cardeal Ratizinger e a Congregação da Fé, depois nós temos que pedir a todos os bispos e párocos que nos conhecem que enviem uma impressão ao Vaticano. Foi isso que aconteceu, ao princípio nos colocaram como dúvida, mas o fato é que, no entanto, chegaram perto de três mil testemunhos de sacerdotes e bispos. Estes eram altíssimos, elogiosos e nenhum deles tinha nada contra o movimento. Então no Vaticano eles disseram: “isto já esta aprovado pela Igreja porque tantos testemunhos que vêm vindo de quatro continentes e ninguém coloca uma reserva a respeito deste serviço isto praticamente já esta aprovado”. Nos deram a aprovação em sete meses, quando essas coisas demoram cinco, seis, sete, quinze, vinte anos muitas vezes. Disseram a mim que eu escolhesse o dia em que se entregaria a aprovação e eu lhes pedi que a assinatura fosse colocada no dia 4 de outubro, dia de são Francisco meu fundador, e que nós iríamos receber a documentação no dia 15 de outubro, dia de Santa Tereza D’Avila, doutora em oração. E assim aconteceu com a alegria de todo mundo por um tempo de cinco anos. Isto era em 1997 e no ano 2002 nos entregaram a aprovação definitiva.

A Boa Notícia: Como o Papa Bento XVI avalia as oficinas hoje ?

Larrañaga: Ele também participou um pouquinho da aprovação, pois meus escritos chegaram em sua mão. Eu não digo que ele tivesse lido tudo, mas apenas uma parte para poder dizer que isto não tem nada contra o dogma da doutrina da Igreja. Se houvesse algum erro ou heresia ele assinalaria. Não somente nos livros, mas também nos estatutos. Me chama a atenção o fato que Bento XVI muitas vezes fala em ensinar a orar ao povo, e nós o que fazemos é isso. Inclusive, ele disse que um programa pastoral se não existe um momento, para ensinar a orar o povo, não seria muito válido. Quando foi consagrado Santo Padre eu enviei, de parte das oficinas, uma cartinha de felicitação. Ele respondeu, e a sétima carta escrita por Bento XVI desde que assumiu o Pontificado foi para mim dizendo que havia recebido e que estava muito contente.

A Boa Notícia: Qual mensagem o senhor deixa para todos os leitores do Jornal A Boa Notícia?

Larrañaga: Deixem-se amar por Deus. Porque nós fomos formados numa religião com um pouquinho de temor, culpa, castigo e todas essas coisas que bloqueiam o amor gratuito e eterno de Deus. Então eu diria deixem se amar por Deus e ele fica velando seu sono, e de dia ele lhes acompanha onde quer que vocês vão. Realmente se ele é todo poderoso e também todo carinhoso, e se com essas mãos sustenta o Universo, é nessas mãos que ele leva o meu nome escrito, o de vocês e de todos os filhos. Quando a gente se preocupa dizendo estou só no mundo, o Pai responde por um profeta: “Eu estou contigo, não tenhas medo”. Quando a gente se queixa dizendo: “não sei se desde que morreu minha mãe, alguém me quer, de verdade, nesse mundo”, o Pai responde: “eu o quero muito e levo você carinhosamente sobre as sombras de minhas asas”. Tudo isso além do mais é gratuito, isto não é questão de que eu seja justo ou pecador. O Pai me ama porque me ama, porque ele é meu Pai e eu sou seu filho. Me ama sem um porque, sem um para que, sem nenhum interesse, sem nenhuma condição, sem nenhuma utilidade. Ele me ama gratuitamente, mereça ou desmereça Deus, nós somos amados gratuitamente por nosso querido Pai. Esta é a grande notícia trazida por nosso Senhor Jesus Cristo. Eu diria a grande revolução dentro dos conceitos de Deus sobre o Antigo Testamento. Esta é a novidade revolucionária e profunda trazida por Jesus, a questão é experimentar essa ternura e esse amor e desta maneira sentir-se livres e gozozos em fazer felizes os demais.


Fonte: Entrevista exclusiva do Frei Ignácio Larrañaga ao jornalista Pedrinho Botaro para o jornal "A Boa Notícia"

2 comentários:

vania disse...

A minha vida se divide em antes e depois da oficina de oração. Foi como uma fonte no deserto que saciou minha sede de Deus. Com as palavras e orientações nos passos do Frei foi que aprendi depois de muitos anos como se vive e se reza. E que realmente viver é a maior oração que podemos fazer. Tenho vontade de fazer a oficina muitas vezex mais. Como posso adquirir o material para refazer a oficina nos meus momentos de oração em casa? Que Deus o abençoe sempre Frei, sua voz ecoa em minha mente me orientando como ser cristã e amar este PAI.

S D 5 disse...

wagneriano.CRUZEIRO-SP---FAFÁ
A oficina para mim foi um marco em minha vida descobri que posso ter a mesma intimidade que Jesus tinha com o Pai e que posso sentir sua presença em todos os lugares, como é maravilhoso sentir o amor de DEUS ,pensar como Jesus.amar.chorar orar tudo como Jesus e no deserto descobri porque Jesus o fazia sempre,e que no deserto a intimidade com DEUS nos preenche,ele nos enche dele e o intendimento de suas vontades e desejos fica muito mais fácil de se perceber e como é bom servir a Deus ouvindo mesmo seus desejos em meu coração,orar pelos doentes ver a ação de Deus se manifestar em cada caso é maravilhoso e a oficina foi fundamental nesta intimidade que tenho hoje como meu paizinho querido e que Deus desperte muito mais ministros de oficinas para que essa benção idealizada por DEUS através do Frei Ignácio Larrañaga cresça cada vez mais para que este mundo se encha de pessoas com o proposito de ser CRISTO neste mundo para que possa ser caminho de salvação a varias almas para que todas cheguem a DEUS neste mundo e por conseqüência a eternidade no céu
assim seja AMÉM
CRUZEIRO-PAROQUIA SÃO PEDRO E SÃO PAULO..ORIENTADORA DA OFICINA QUE FIZ..PROFESSORA MAGDA..DEUS A ABENÇOE MUITO POR SUA ENTREGA A OFICINA.