terça-feira, 4 de março de 2008

Oficinas de Oração e Vida!


OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA - JOVENS

EM BUSCA DE UM TESOURO
O inspirador e organizador dos TOV é o Frei Ignácio Larrañaga, nascido na Espanha, sacerdote franciscano, capuchinho, sob cuja orientação se formaram e seguem formando-se todos os Guias do mundo.
Com o intuito de oferecer uma visão geral das Oficinas de Oração e Vida é possível afirmar que o método apresentado em dez sessões, reconhecido e aprovado pela Santa Sé, segundo Decreto do Conselho Pontifício para os leigos, constitui-se de três aspectos básicos: Oração, Vida e Evangelização.

Baseada no AMOR e no que este é capaz de realizar, não no temor nem no castigo.

Oficina de Oração:
Como em uma Oficina, orando se aprende a orar, com uma pedagogia prática e experimental. Paulatina e progressivamente se aprende a entrar na relação pessoal, íntima e profunda, com o Senhor, de uma maneira variada e evolutiva.
Oficina de Vida:
Não é só Oração mas experimentalmente ensina-se a: livrar seu mundo interior de medos, inseguranças, complexos, e tristezas, ao tempo em que vai adquirindo fortaleza psíquica, sentido da vida e alegria de viver.
Porém o objetivo fundamental que persegue a Oficina é que o jovem fica deslumbrado e seduzido por Jesus Cristo porque, com efeito, a Oficina de jovens é, quase exclusivamente, uma contemplação ardente de Jesus em seus mil rostos, de tal maneira que o jovem volta à vida como testemunha da Ressurreição, revestido de paciência, valentia e fortaleza de Jesus.

Evangelização:
As Oficinas, nova forma de Evangelização, têm uma apresentação mais vibrante e ativa de Jesus, que transforma o jovem em amigo e apóstolo, participando diretamente da missão profética e régia de Cristo Jesus.
Depois de ter "visto e ouvido o Senhor”, tendo sido seduzido e se “enamorado” por Jesus, não há alternativa igual, senão como no caso dos Apóstolos, sair pelo mundo como testemunhas da Ressurreição. Como gostaríamos de fazer de cada Oficina um viveiro de vocações apostólicas!

Características:
A Juventude TOV, deve-se ter em conta os seguintes pontos, os quais consideramos importantes:

• A Oficina se distingue por: rigorosa pontualidade; ordem estrita; e muita disciplina. A Sessão não se transformará em uma reunião divertida. Mas Sessões de estudo e trabalho.
Serviço Aberto - assistido por simples cristãos, catequistas, agentes de Pastorais, militantes de grupos eclesiais, afastados da Igreja, excluídos dos sacramentos ...
Serviço Limitado - A Oficina para jovens consta de dez Sessões; uma Sessão por semana, de aproximadamente duas horas.
Terminadas as 10 sessões, damos por cumprido o nosso objetivo e nos retiramos
• O número ideal de assistentes é entre 15 e 25 jovens, embora este número possa ser maior ou menor.
• A Oficina compromete o jovem em três dimensões:
- com Deus; - consigo mesmo; e - com os demais.
• Em cada Sessão há duas linhas fundamentais:
- uma descendente - Deus fala ao homem;
- e outra, ascendente - o homem fala a Deus.

• A que jovens se oferece o serviço da Oficina?
R= A experiência ensina que a Oficina, pela sua estrutura e conteúdo, não é instrumento adequado para os pré-adolescentes. Entretanto, também está demonstrado que – sempre falando no geral – nosso serviço produz resultados positivos com jovens de 17 anos em diante. Obviamente, cabem muitas exceções.

As Oficinas são dirigidas por um Guia cuja missão é a implantar o Deus vivo nos corações, e ao mesmo tempo abrir um manancial de paz, fortaleza e de alegria neste mesmos corações.
À frente dos Guias há uma Coordenação Local, cuja função é autorizar, organizar e controlar a marcha das Oficinas. À Frente das Coordenações Locais estão as Coordenações Nacionais, e à frente dessas as Zonais (vários países) e Internacional.


“O discípulo fundamentado na rocha da Palavra de Deus, se sente impulsionado a levar a boa nova da Salvação a seus irmãos”. (Papa Bento XVI)

Nenhum comentário: